Pernambuco Notícias Blog

Fique sabendo das últimas informações da sociedade pernambucana. Política, Cultura e Entretenimento em um só lugar.

Urnas eletrônicas seguirão em comboio para os locais de votação em todo Estado

Eleitores de Pernambuco contarão com transporte gratuito neste domingo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em parceria com o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros, irá fornecer transporte gratuito para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que solicitarem o serviço. O projeto Eleições Acessíveis atua desde 2020 oferecendo vans adaptadas para levar pessoas com deficiência ao local de votação.

Neste ano, o programa atenderá sete cidades. São elas: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. No total, 250 vagas estão sendo ofertadas para todo o estado.

A eleitora ou o eleitor que quiser agendar o serviço deve entrar em contato com o número (81) 3194-9275 através do WhatsApp. É importante destacar que a solicitação deve ser enviada em mensagem de texto. Áudios e ligações não são recebidos pelo canal de atendimento.

Região Metropolitana

Haverá um horário específico em que o eleitor poderá usar tanto ônibus quanto o metrô de forma gratuita. Das 7h30 até às 17h30, ou seja meia hora antes de meia hora depois do início da votação.

A decisão veio do Superior Tribuna Federal (STF). O “Grande Recife” irá reforçar a frota que geralmente é reduzida aos domingos. Serão, ao todo, mais de 13 mil viagens realizadas. “O eleitor poderá estar tranquilo no que diz respeito a utilização do transporte público ao se dirigir de sua casa até o local de votação, bem como o retornp à sua residência”, pontou Matheus Freitas, Diretor Presidente do Grande Recife.

O metrô do Recife anunciou que os trens estarão circulando normalmente neste domingo (6). A operação seguirá o horário normal de funcionamento: das 5h às 23h.

A CBTU, responsável pela administração das linhas centro e sul, informou que diante da necessidade em atender a população, as obras de manutenção corretivas (que acontecem aos domingos) serão suspensas para liberar o tráfego dos trens.